O aquecedor solar de piscina é formado por um conjunto de placas coletoras que absorvem o calor do sol e aquecem a água. O calor transmitido é incorporado pelo coletor solar e transmitido para a água. A matéria-prima garante eficiência na transferência de calor e durabilidade para os coletores solares. Durante todo o período de insolação, a água da piscina circula pelos coletores solares, com o uso da bomba de circulação da piscina. A água da piscina aquece gradualmente e a temperatura é controlada por meio de um quadro de comando, também responsável por todo o controle do sistema.
O sistema para piscinas não pode ser utilizado para o aquecimento da água da residência. A principal diferença é que no sistema de aquecimento solar para banho existe um reservatório chamado boiler que armazena a água a altas temperaturas, em torno de 70°C. Enquanto na piscina, ela é o próprio reservatório. Além disso, a temperatura da água é armazenada geralmente entre 26°C e 32°C, uma vez que a água fica exposta a fatores externos, como vento e evaporação. Utilizar a capa térmica é uma forma de diminuir as perdas de calor da piscina, além de evitar a queda de sujeira.
Esse tipo de sistema de aquecimento possui diversas vantagens. Por exemplo, os coletores solares para piscina geralmente são feitos de polipropileno, o que evita o grande problema de oxidação e incrustação causados pelo cloro e outros produtos que são comumente usados no tratamento das águas.
O custo energético também é extremamente baixo, já que a bomba que faz a circulação da água é pequena e sua potência equivale em média a uma lâmpada de 150w.